Pular para o conteúdo
Início » Battlefield 6 e Valorant não rodam juntos — entenda o motivo

Battlefield 6 e Valorant não rodam juntos — entenda o motivo

Se você tentou jogar Battlefield 6 e Valorant ao mesmo tempo e recebeu uma mensagem de erro, saiba que não está sozinho. O motivo é um conflito entre os sistemas anti-cheat usados por cada jogo: o Javelin, da EA, e o Vanguard, da Riot Games.

Quem confirmou a situação foi Phillip Koskinas, chefe da equipe anti-cheat da Riot. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele explicou que, apesar de serem compatíveis no sentido de não exigir a desinstalação um do outro, o Battlefield 6 bloqueia o cliente de Valorant quando estão ativos ao mesmo tempo. Isso acontece porque ambos disputam o controle e a proteção de áreas da memória do jogo usando a mesma técnica.

Traduzindo: os dois jogos usam métodos parecidos para monitorar e proteger o sistema contra trapaças. Quando executados juntos, acabam se identificando como possíveis ameaças, o que gera o bloqueio.

Problema surgiu no beta aberto

As primeiras reclamações apareceram durante o beta aberto de Battlefield 6 no último fim de semana, quando jogadores relataram mensagens de erro ao tentar jogar enquanto o Valorant estava aberto. A solução? Fechar completamente o Valorant antes de iniciar o BF6.

Apesar do transtorno, a eficácia do Javelin impressiona. Segundo a EA, o sistema impediu mais de 330 mil tentativas de trapaça apenas no primeiro fim de semana do beta — que, de acordo com a empresa, foi o maior beta aberto da franquia Battlefield até hoje.

Vai mudar no futuro?

Por enquanto, é improvável que a EA ou a Riot alterem o funcionamento de seus anti-cheats apenas para permitir que os dois jogos rodem juntos. Afinal, o número de jogadores que realmente tentam jogar dois FPS ao mesmo tempo é muito pequeno. Mas, à medida que sistemas de segurança em nível de kernel se tornam cada vez mais comuns, conflitos como esse podem se tornar mais frequentes no mundo dos games.